00:00:00

domingo, 6 de outubro de 2013

Salão do Livro de Picos


(*) JOSSELMO BATISTA NERES

            Embalado como a frase: “quem lê, vai além do infinito”, de autoria do escritor homenageado no evento, o picoense Fontes Ibiapina, Picos sediará entre os dias 12 a 15 de setembro de 2013 no Estádio Municipal Helvídio Nunes de Barros, o primeiro Salão do Livro de Picos – I SaliPicos. Os organizadores do evento estão de parabéns. Região pobre de literatura pela falta de incentivo por parte dos poderes públicos, o encontro literários veio em boa hora e vai ao encontro do compartilhamento e da evolução do conhecimento. Os amantes das letras agradecem. O SaliPicos nasceu em um momento oportuno e com a necessidade de difundir para os apreciadores de uma boa literatura o universo dos livros e da leitura.
            Quem lê, viaja em lugares nunca dantes indo. Aguça a imaginação. Desperta a emoção. Aflora os sentimentos. Liberta os pensamentos. Oxigena o cérebro. Nascem as opiniões. Idealizado pela Prefeitura Municipal, juntamente com Secretaria Municipal de Educação, através do secretário Padre Walmir de Lima, e com o apoio da Fundação Dom Quixote de Teresina, o I SaliPicos, conforme informações divulgada no site oficial do evento, contará com palestras, bate-papo literário, tendas de leituras, exposições de livros, circo das letras, lançamento de livros, shows. Não faltará assunto para ser abordado no campo literário. Assim acreditamos e damos o nosso apoio.
            Ausente de incentivo e pouco auxilio do poder publico, fazer arte por esse chão é “malhar em ferro frio”. Em 1975, Fontes Ibiapina lançou o livro Paremiologia Nordestina e na apresentação intitulada de “Rol de Porteira” o autor aborda a insatisfação pela falta de um ambiente cultural mais ousado. Em um trecho do escrito o autor solta o verbo: “Quem não tem irmão brinca só. Tal o nosso caso aqui vivendo a fazer literatura sem companheiro – solitário que nem gato de tapera, ou João-de-barro viúvo. Quem não tem cachorro caça com gato. Tristezas não pagam dívidas. Nem choro em pé-de-cova levanta defunto. Deixemos de pseudo intelectuais, por sinal, lerdos que nem velha devota, vivam por aí afora arrotando sapiência de Sábios da Grécia, dormindo que nem cobra preta estirada em palheiro de cana e escondidos que só bode de bicheira. Que nos interessa seus voos de marreca choca! Pura e sem mistura, besteira tentar acordar quem dorme em leito de loiros fictícios de intelectualidade evaporante. Não adianta assobiar quando o boi não quer beber água.”
            No contexto intelectual os picoenses contam com a Academia de Letras da Região de Picos – ALERP e a União Picoense de Escritores – UPE.  O I SaliPicos vem ao encontro do engrandecimento da cultura da região e abordará - com certeza - algumas reflexões necessárias e pontuais que contribuirá para a construção do conhecimento. Picos, a terceira maior cidade do Estado do Piauí em termo populacional, com um centro educacional riquíssimo é inadmissível ainda não ter acontecido um evento dessa magnitude. Nunca é tarde. Que não fique só no primeiro. Encontramo-nos no evento.
            Saudações literárias.

(*)JOSSELMO BATISTA NERES é funcionário do Banco do Brasil
Autor do Livro: A Arte de Transmitir a Mensagem
E-mail: josselmo@hotmail.com

O texto acima teve a sua primeira publicação em 13/09/2013 nos sites abaixo:



Nenhum comentário: