00:00:00

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Fronteiras


(*) JOSSELMO BATISTA NERES

            Quarta-feira, 2 de outubro, 7h52min horário de Brasília. O telefone toca. Do outro lado da linha o professor e cronista Francisco de Assis Sousa. Aos cumprimentos, o cronista informa do evento – III Jornada Ampliada de Educação - que iria acontecer na cidade de Fronteiras com inicio marcado para a sexta-feira dia 4. O escritor Francisco de Assis Sousa seria um dos palestrantes daquela iluminada jornada cultural. Na oportunidade o professor diz que a sua palestra teria o tema: “Indústria cultural, produção local e valorização – obras piauienses”. Abordaria na sua explanação os escritores da região que tinha mais acesso. “Vou digitalizar as capas dos livros para colocar nos slides e complementar a apresentação com alguma parte dos livros”. O livro A Arte de Transmitir a Mensagem estava lá. Não confirmei de imediato presença. Fiquei de ver a agenda.  
            Para matar a curiosidade e ter maiores informações sobre o evento, passei pelo blog de noticias da cidade para colher mais detalhes, logo vi que a Jornada Ampliada de Educação já estava na sua terceira edição e tinha como tema: “Construindo conhecimento e formando profissionais para o futuro”. Levando afinco à frase do pensador norte-americano John Dewey “a educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida”, os organizadores seguem todo o final de semana com o evento, engrandecendo, dessa forma a cultura local.   
            Sexta-feira 4, feriado municipal em Picos (dia do inicio do evento), logo cedo liguei para o professor/palestrante e confirmei presença no evento, assim como também para um dos organizadores a fim de ter mais informações. Às 14h50min sair de Picos com destino a Fronteiras. Cheguei às 15h55min. A palestra começaria às 17h. Fui direto para a agência do Banco do Brasil para matar a saudade. Trabalhei ali de maio de 2004 a abril de 2006. Os funcionários da agência bancária, não são mais os mesmo da época, só um dos vigilantes e o casal de zeladores. Muito bom voltar o filme da memória.   
            Às 17h cheguei ao Clube Recreativo Fronteirense, onde aconteceria a III Jornada Ampliada de Educação. Encontrei lá o palestrante, os organizadores e alguns amigos da época de forasteiro. A belíssima apresentação do professor seguiu o seu transcurso normal. Findado a apresentação, dado os agradecimentos e parabéns aos organizadores do evento, vendido alguns livros e deixados outros em poder dos organizadores, fui jantar no restaurante de um conhecido da época da minha estadia na cidade. Entre o inicio e o final do jantar, conversei um pouco com o proprietário do estabelecimento sobre alguns assuntos marcantes do tempo em que por ali passei, e depois de concluído a comilança, por volta das 21h, com mais cultura na bagagem, retornei a Picos.  


(*)JOSSELMO BATISTA NERES é funcionário do Banco do Brasil
E-mail: josselmo@hotmail.com


Crônica/Artigo publicada no Jornal Diário do Povo do Piauí – FRONTEIRAS – em 17/10/2013 na página 2 Opinião (Jornal Impresso).

Pode também ser conferida na Edição Eletrônica endereço abaixo:
http://www.diariodopovo-pi.com.br/Jornal/Default.aspx

Nenhum comentário: