00:00:00

sábado, 18 de setembro de 2010

Fábula do “Mapa-Mundi”

“Um executivo de uma grande empresa, com a necessidade de se isolar para terminar alguns relatórios de clientes, resolveu se “esconder” no lugar menos provável de ser encontrado: sua própria casa. Assim, voltou pra casa antes das 16 horas e se trancou no seu escritório.

Estando ele tranqüilo em casa, começou a trabalhar. Não havia se passado muito tempo quando percebeu a porta do escritório abrindo, devagarzinho. “Oba ! ” Ecoou o grito de felicidade da sua filhinha de sete anos, por ver o pai (figura tão difícil!) àquela hora em casa. Foi logo beijando-o e disse que queria brincar com ele.

O pai, ao mesmo tempo em que precisava continuar fazendo o seu trabalho, não poderia se furtar em aproveitar, também, aquele momento com a sua menininha. Pensou em maneira de, estrategicamente, “livrar-se” dela por algum tempo. Pincelou o olhar pelo escritório e encontrou uma revista, pegou-a e, depois de folheá-la, encontrou bem na página central a figura de um mapa-múndi muito colorida e vistosa.

Destacou-a, pegou uma tesoura, picotou-a, embaralhou os pedacinhos e entregou tudo à menina dizendo satisfeito: “Filhinha, o papai tem um desafio para você… Você vai ganhar uma caixa de chocolates assim que voltar com esse quebra-cabeças (o dito mapa) todo consertado, tá certo?”

Ela aceitou o desafio do pai, saiu em carreira. Ele respirou aliviado, pois iria ficar um bom tempo sozinho para poder trabalhar. Qual não foi a sua supressa quando, mais ou menos 20 minutos depois, irrompe a criaturinha elétrica pela sala onde estava o pai, ainda às voltas com os seus relatórios: “Pai, Pai! Terminei… Agora quero a minha caixa de chocolates, inteirinha!”.

Então ele retrucou, surpreso (contendo a sua decepção, pois imaginou que ela demoraria bem mais tempo para terminar a tarefa): “Muito bem, minha filha! E como foi que você conseguiu, tão rápido?” Ela mostrou uma grande folha de papel (tipo papael manteiga, meio transparente), onde estavam os recortes do mapa, colados no seu “estilo” e disse: “Foi fácil… Eu vi que do outro lado tinha a figura de um homem. Aí, eu pensei: se eu consertar o homem, eu conserto o mundo.”

Autor desconhecido - Albigenor & Rose Militão (Histórias & Fábulas aplicadas a treinamento)

Moral da história. O objetivo é refletir sobre a necessidade do comportamento das pessoas e que quando quisermos mudar quaisquer outras pessoas, temos que comecar por nós mesmos. Tem de comecar pela primeira pessoa: EU

Nenhum comentário: