00:00:00

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Poema: registro das batidas do coração


         No bem-aventurado município de Picos, fincado no sudeste piauiense, nasceu em setembro de 1933 o professor, político, poeta, escritor, membro da Academia de Letras da Região de Picos, Inácio Baldoino de Barros, autor das obras “Meus Cantares” (1995) e, “Olhares e Cantares” (2012). Inácio Baldoino é um nome que sempre esteve ligado à educação, a cultura e a política picoense, onde exerceu o mandato de vereador por quatro vezes no período de 1983 a 2000, chegando a ser presidente da Câmara Municipal de Picos. 
Em excelência intelectual, o notável professor Inácio como é conhecido, registrou com belas palavras em versos brancos e livres a expressão translúcida dos sentimentos e, afirma que “assim como o girassol segue a luz do sol, ele sempre seguirá a luz do conhecimento”. Sabiamente no poema “Reflexão” impresso nas páginas do livro “Olhares e Cantares”, o autor em momento sublime assegura: “Sou poeta, não sou cantor / Conheço a rima, não uso a lira / Em versos dedilho o amor / O canto que minh’alma inspira”. O escrito com quatorze versos prossegue na estrutura de dois quartetos e dois tercetos em organização semelhante ao soneto. É de uma venustidade incomum.
A arte do bem viver gravado nas produções do professor Inácio é uma verdade promulgada. É uma exatidão límpida divulgada. Em textos com temáticas variadas, o nobre mestre aborda a figura do vaqueiro, o sertanejo, a seca, a desigualdade, a fome, as curvas fascinante do corpo da mulher, enfim, canta em prova e verso o mundo a sua volta. Em meio ao poema “O preço da liberdade” o docente de bela escrita relata o contratempo árduo dos tempos idos e certifica: “A liberdade não pode ser outorgada / Sem base fundada na democracia / Pois ela tem de ser conquistada / Pela suprema vontade da maioria”. O autor picoense reinventa a realidade do cotidiano simples e busca no fulgor das circunstâncias a materialização da vida. Em vocábulos sensatos, cheios de sensibilidades e lapidados com palavras de pura alma, Inácio Baldoino dar autenticidade o seu lugar na existência. 
O literato piripiriense, José Newton de Freitas (1920-1940), considerado como o introdutor do modernismo no Piauí, que, posto tenha empreendido tão jovem a grande viagem, esculpiu sob a benção dos deuses o poema “O caminho”, onde no limiar da sua genialidade proclama o seguinte chamamento: “vinde a mim todos vós que sois humanos. / Vinde. Eu vos ensinarei o catecismo da fraternidade. / Vinde, ó meus irmãos! Meus braços ficarão do tamanho / do mundo para um amplexo cordial. Eu vos abraçarei em espírito”. O poema continua meus caros leitores, recomendo a leitura dos versos até o final.  
O poeta é um operário autêntico de percepções físicas; é um ser insatisfeito e procura misturar letras em palavras na busca da essência perfeita; é um ser de luz que reinventa a forma inalcançável. Parafraseando a poetiza Cora Carolina, o poeta sofre as dores que não sentiu; enxuga as lágrimas que não chorou e, não se resume somente nas palavras que escreve. As verdades não são absolutas, porém as trovas dos poetas supracitados representa a imagem fiel da pureza sensata das emoções; é o retrato permanente de uma realidade existente; é a personificação da consciência em sensações adversas, intensas e contundentes.
Saúdo o canto dos poetas na beatitude plena. Os poemas são de um significado magnífico. Na reflexão do caminho dos insofridos corações, os poetas eternizam os sentimentos a as emoções em meio às batidas do coração e, suplantam as agruras do corpo e da alma. Diante do inesperado jogo de palavras percebo uma voz ao fundo do espectador sussurrando: “para que serve toda a citação poética? Te direi, Leitor, mas diga-me primeiro para que serve a realidade.”
      
                                                                                                                                                         Josselmo Batista Neres            
     -------------------------------------------------------------------------------------------------------------
                       C
rônica publicada no JORNAL DIÁRIO DO POVO DO PIAUÍ em 05/04/2018

na  página 02 - Opinião (Jornal Impresso).
                           ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
                                                                                                                                     

Nenhum comentário: