00:00:00

domingo, 18 de março de 2018

Onze dias em S. Paulo

           Prudentemente, fui intimando pelo exercício do raciocínio a ortografar sobre a peregrinação de um moço caminhante na sua primeira jornada pelo estado de São Paulo, excursão esta em que o mesmo que grafa fizera parte. Antes que a memória não falhe e a história se perca vou seguir as recomendações do deus egípcio Thot e fazer o registro para manter vivo o arquivo da existência.
O escrito, meus caros leitores, trata do espaço percorrido pelo jovem viajante Lourimar de Oliveira Moura, que deu o primeiro fôlego no sofá da casa na Rua Zacarias de Gois, nº 364, no Bairro Canela, na cidade de Oeiras, Piauí, na antemanhã do dia 21 de abril em meados da década de noventa e, em meio às curvas do destino foi registrado como nascido no município piauiense de São José do Peixe.
           Mas vamos ao que interessa. Lourimar saiu de Oeiras na manhã do dia 04 de janeiro de 2018 com destino a capital piauiense e, aproveitou a estadia em Teresina e fez uma caminhada pela ponte João Isidoro França, mais conhecida Ponte Estaiada; pelo Teresina Shopping e, por último, o Cantinho da Picanha, localizado na Avenida Marechal Castelo Branco. Após pernoitar na única capital da região nordeste que não se localiza as margens do Oceano Atlântico, no dia seguinte, em 05 de janeiro de 2018 às 12h10min pegou o aeroplano no Aeroporto de Teresina – Senador Petrônio Portella, em direção ao sudeste brasileiro. Fez uma conexão no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro-Galeão – Antônio Carlos Jobim e, às 16h50min pousou no Aeroporto de Congonhas em São Paulo.
            Durante a permanência na capital Paulista, ficou “arranchado” na casa de um primo na Rua Colorado, Vila Carioca, distrito do Bairro Ipiranga. Não perdendo tempo na sua marcha de férias, na manhã do dia seguinte, “dia dos santos reis”, subiu no transporte fura fila e dirigiu-se para o centro de São Paulo (Praça da Sé, Rua 25 de março, Mercado Municipal, entre outros) para enfrentar a muvuca, fazer compras, tomar um delicioso chopp e comer o tradicional pastel no Mercadão Central.
  Lourimar visitou a Liberdade, bairro oriental por excelência, que no início do século XX foi ocupado por imigrantes japoneses, considerado o maior reduto da comunidade japonesa na cidade e, a maior do mundo fora do Japão; o Centro de Tradições Nordestina, no Bairro do Limão, local reservado para manter viva a cultura da região nordeste e, em algumas vezes deu alguns passos pelo Heliópolis que é um bairro com uma favela de mesmo nome localizado no distrito de Sacomã, na Zona Sul da cidade de São Paulo.
             O clima na terra da garoa estava bem ameno para o período. Entre as idas e vindas, chegou o dia reservado para perambular pelos municípios de São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Santo André, região conhecida como ABC Paulista. Lourimar começou a rota pelo São Bernardo Plaza Shopping, depois do centro comercial amparou-se em um Uber e dirigiu-se para o Bar Figueiras em Santo André, um ambiente com belíssimas músicas ao vivo, sertanejo raiz.
            Na movimentada noite paulistana, a Rua Augusta foi um dos locais que o jovem se esbaldou na patuscada. Dentre os pontos frequentados o Tatu Bola Bar, no Bairro Jardim América, lugar plausível de belíssimo chopp e uma boa melodia e, o Casarão, na Consolação, casa noturna animada com shows de funk, hip-hop e Djs, ambos na supradita Augusta foram os espaços escolhidos pelo forasteiro em Sampa.
          Chega o décimo primeiro dia em São Paulo e, com mais cultura e conhecimento na bagagem, Lourimar de Oliveira Moura fez o caminho de volta na manhã do dia 16 de janeiro de 2018 em direção ao estado piauiense. Subiu na maquina voadora da companhia Gol em Congonhas, fez uma conexão no Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek, e aterrissou em Teresina às 12h20min e logo que chegou trepou no carro de lotação em direção a primeira capital, Oeiras. Na próxima ida a São Paulo aconselho continuar os passeios, e se me for dada à procuração, como neste, a viagem ganhará vida.

    Josselmo Batista Neres             
 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Crônica publicada no JORNAL DIÁRIO DO POVO DO PIAUÍ em 15/03/2018 

na página 02 - Opinião (Jornal Impresso).
 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário: