00:00:00

sábado, 3 de março de 2018

Picos, Piauí, Brazil

        Cercado pela natureza criada pela mão divina, localizada na mesorregião do sudeste piauiense, Picos nasceu às margens do Rio Guaribas e atendo aos olhares das colinas. O tempo caminha a passos largos e o município continua impressionando pela sua grandeza, pelo centro comercial, pelo povo trabalhador, pela beleza das mulheres e pelas suas questões políticas e sociais discutíveis.
Na composição geográfica moldada pelo criador, o município picoense possui o maior entroncamento do Piauí e um dos maiores do nordeste brasileiro, tem ao seu entorno importantes vias federais como a BR-316 que faz a ligação Belém a Maceió; a BR-230, também conhecida como Rodovia Transamazônica, construída durante o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici (1969 a 1974); a BR-407 que interliga os estados da Bahia, Pernambuco e Piauí e, a poucos quilômetros do centro da cidade fica BR-020, que faz a ponte entre Brasília a Fortaleza, passando pelo Distrito Federal e pelos os estados de Goiás, Bahia, Piauí e Ceará.
Além de ser um importante polo econômico da região em serviços terciários, Picos é a terceira cidade maior do estado, a segunda em arrecadação de impostos (a segunda economia do Piauí); têm entre as sete maravilhas do Piauí, a Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, sendo a segunda do estado, construída em estilo gótica e, de exuberante beleza e rica pela sua história; sedia uma unidade do Exército Brasileiro (3º BEC - Batalhão de Engenharia e Construção); possui um centro Universitário que reúne estudantes de várias regiões do Brasil, uma verdadeira fábrica de conhecimento; o Museu Ozildo Albano, que abriga peças e gravuras que retrata a história da cidade; a Academia de Letras que salvaguarda a história, a memória e a cultura produzida por grandes pintores, poetas, cronistas... do município e região, enfim, preservar o acervo e os arquivos dos escritores que em prosa ou versos registra a história do nosso povo; dentre outros. Cidade de natureza superabundante. Picos ganhou o apelido de “Cidade Modelo” que veio em prol do belo Plano de Desenvolvimento herdado por sucessão em tempos idos.
            Em todo quintal um canteiro de obras. Grande Picos. Titã imobiliário. Portentoso aos padrões normais!? O imenso território começou a ganhar roupagem com a chegada dos primeiros criadores de gado, um tanto quanto, os primeiros agricultores que escolheram às margens do Rio Guaribas para fincar moradia e tirar o sustento de suas famílias, seguida por gerações. Procurando cada vez mais reorganizar o seu espaço, Picos na formação administrativa foi desmembrando de Oeiras e elevação à categoria de cidade por meio da Resolução Estadual Nº 33 de 12 de dezembro de 1890, assinada pelo então chefe de Governo Estadual João da Cruz Santos, o Barão de Uruçuí.
          Prestigiada pelo grande volume de mel de abelha produzido e exportado para vários países, Picos além do apelido supracitado também ganhou o cognome de “Capital do Mel” e de “Capital do Centro-Sul Piauiense” pela influência indescritível frente às outras regiões circunvizinhas. A cidade modelo tem em seu leque numerosas atividades no setor de serviços, no comercio e, é considerado uma dos maiores mercado do nordeste. O município segue a rota dos grandes centros comerciais.
        Com a atenção voltada para a vivacidade excessiva dos pontos de negócios da cidade e, passando em movimento pela Avenida Getúlio Vargas (no seu início, essa avenida era denominada de Rua Grande), firmando o olhar atento na agitação frenética das pessoas em meio ao transito furioso, nasce no seio da cachimônia à imagem emoldurada da rua com a beleza fascinante e com a calmaria dos tempos do outrora. O logradouro do ontem se transformou na principal avenida e a mais movimentada da cidade.
           Na terra de Coelho Rodrigues, Hilda Policarpo, Fontes Ibiapina, Ozildo Albano, dentre os inúmeros filhos, o imensurável gigante vive.
             
Josselmo Batista Neres             
 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Crônica publicada no JORNAL DIÁRIO DO POVO DO PIAUÍ em 01/03/2018 

na página 02 - Opinião (Jornal Impresso).
 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: