00:00:00

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Quem cuida da mente, cuida da vida



 “Estamos atualmente engajado na campanha Janeiro Branco que é relacionado à saúde mental. Da importância de falar sobre os sentimentos e emoções. Da necessidade de avaliar sua vida e buscar as mudanças para a felicidade. Da importância de ter bons relacionamentos, vida saudável. Da importância sobre o querer viver... As ações são em forma de mobilização e é como se fosse um grito de alerta: ei, cuida da tua saúde emocional.” Afirma à psicóloga Lourranne Sousa, que contribui com a campanha Janeiro Branco no Piauí.
Quando se trata de sentimentos, emoções... a forma como determinados questionamentos passa no intelecto de uma pessoa é uma tarefa bastante complexa de ser tratada e analisada por terceiros. Porém, não é impossível. É certo que as sensações são de cada um. A forma de sentir é intrínseca e inerente a cada indivíduo. E isso talvez seja uma barreira para os estudiosos do assunto emitir um diagnóstico mais profundo e eficaz do padecimento. Entretanto, é sempre bom lembrar que cada caso é um caso.
Os especialistas alertam e chamam a atenção da sociedade que, ao passar por algum problema de ordem emocional, o melhor tratamento, ou um dos tratamentos mais efetivo para a cura é abrir o coração e não se isolar no próprio eu. É buscar ajuda no mister de formação específica, e isso se dá através do trato com um profissional da área ou dialogando com alguém da sua confiança as demandas de ordem sentimental que tanto o aflige.   
            O Janeiro Branco é uma campanha nacional e todos os Estados do território brasileiro lançam os processos móveis com o intuito de contribuir com as ações preventivas. O sobreaviso voltado para a saúde mental é de fundamental importância para os seres humanos. O Piauí está fazendo a sua parte. Quem passa à noite pela Ponte Estaiada Mestre João Isidoro Franca na capital piauiense, vê uma linda iluminação branca envolvendo toda a estrutura de ferro, cimento e cabos de aço. A claridade intensa é para chamar a atenção da mobilização e ação de conscientização e, deve permanecer durante todo esse primeiro mês do ano para lembrar quem por ali trafega (ou ver a imagem pelas redes sociais), da importância do cuidado da saúde mental e fazê-los refletir que estamos em meio o Janeiro Branco e, que o significado da harmoniosa iluminação é: “quem cuida da mente, cuida da vida”.
Durante o transcorrer do calendário gregoriano, os técnicos que se dedicam a prática da ciência do comportamento humano marcaram e deram cores a alguns meses do ciclo dos 365 dias para chamar a atenção e, alertar os cidadãos da importância e da prevenção dos males em si. A saber. Setembro Amarelo, prevenção do suicídio; Outubro Rosa, alerta sobre o câncer da mama; Novembro Azul, sobre o câncer da próstata, dentre outros, com formas e maneiras de precaver a sociedade. Já Janeiro, talvez, por ser o primeiro mês do ano, começa alertando e informando a comunidade da relevância da reflexão, do debate e do planejamento das ações em prol do tratamento da saúde da mente e, ensina como os casos atípicos devem ser conduzidos para a extensão da felicidade.
O preconceito e a falta de informação é o que mais prejudica o ser humano de ter um cuidado permanente e eficiente com a saúde mental. O medo de ser taxado como “louco” é o grande vilão que retrai o indivíduo dos padrões e exigências cultural doutrinado pelos psicólogos. Reconhecer a patologia e procurar ajuda de um profissional contribui para o bem-estar subjetivo e objetivo do ser e é a melhor saída em direção a uma vida plena. 

                                                                                                                            Josselmo Batista Neres
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Crônica publicada no JORNAL DIÁRIO DO POVO DO PIAUÍ em 17/01/2017 na página 02 - Opinião (Jornal Impresso).    

Pode também ser conferido na íntegra na Edição Eletrônica no endereço abaixo:www.diariodopovo-pi.com.br/Jornal/Default.aspx
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário: