00:00:00

domingo, 16 de outubro de 2016

Notas sobre uma magnífica viagem


        Por ter sido tão significativa a viagem ao Estado de São Paulo, Heitor sabedor do labor deste cronista com as letras, tratou logo de encomendar um escrito sobre a peregrinação que fizera outrora, para não deixar cair no esquecimento à magnífica aventura. Houve relutância para aceitar o convite, mas a demanda foi atendida.  

Com o objetivo de eternizar o transcurso, Heitor foi logo afirmando que: a espera do tão sonhado descanso remunerado para sair da rotina do dia a dia veio em uma boa hora e, com dois dias depois do início das férias, em um lugar na janela, partiu de ônibus de Picos na tarde do dia 25 de fevereiro de 2015 com destino a Teresina. Chegando à capital piauiense pegou o voo na madrugada do dia 26 e, com uma conexão em Fortaleza, no alvorecer o avião aterrissou no aeroporto de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo.
          Com uma memória fascinante, o protagonista lembra que além da cidade de São Paulo, perambulou por Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul – cidades situadas na região conhecida como o ABC paulista. Todas interligadas entre si e com a capital do Estado. A divisa entre estas povoações se dá por rios, avenidas e ruas. Heitor afirma ter presenciado belíssimas praças, parques e teve a honra de conhecer entre outras o Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena, Parque Raphael Lazzuri, Parque Cidade-Escola da Juventude Città Di Marostica, mas conhecida como Parque da Juventude ou “Parque Radical”, por ser ideal para a prática de esportes com bike e skate, todas em São Bernardo do Campo e o Parque Chico Mendes, em São Caetano do Sul.

            No período que permaneceu na “terra da garoa”, o personagem enfatizou que foi ao movimentado centro da capital três vezes e, andou pelas ruas do maior shopping a céu aberto do Brasil, tido por uns, estar entre os maiores da América Latina e do mundo – a conhecida Rua 25 de março e, todas as suas lojas ao entorno, entre elas a Galeria Pajé – um prédio com um conjunto de lojas espalhados por vários andares, um centro comercial vertical que vende de um tudo. Heitor fez questão de pegar um álbum de fotografias e mostrar à famosa Igreja da Sé e o monumento do Marco Zero da cidade, fincado na praça bem em frente à Igreja, onde os quais serviram de cenário para as capturadas de algumas imagens. O Bairro Vila Carioca localizado no distrito do Ipiranga na zona sul da capital, foi o local que o aventureiro ficou hospedado na grande São Paulo, e entre outros locais do Bairro em que estava arranchado, visitou o movimentado centro comercial do distrito que leva o nome de Rua Silva Bueno, muito conhecida nos arredores por abrigar diversas lojas, Mini Shopping, Bancos e o Mercado Municipal.         

           Na tarde do dia 12 de março, Heitor assegura ter feito o caminho de volta em uma viagem com duração de aproximadamente 18 horas. Um verdadeiro tur. O voo saiu do aeroporto de Congonhas, São Paulo, com destino ao aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Chegando à cidade maravilhosa pegou as malas, subiu em um ônibus e percorreu por uma hora as ruas da capital fluminense até ao aeroporto Antônio Carlos Jobim (Tom Jobim/Galeão), onde embarcou no voo com direção a Fortaleza, para em seguida trocar de maquina voadora rumo a Teresina. Pousando na Cidade Verde trepou no ônibus e seguir viagem para Picos. Heitor lembra que foram 15 dias vividos na intensidade na maior cidade da América do sul. Pode fazer sol, chover ou fazer frio, São Paulo é sempre um espetáculo.
                                                                                                                                                                                                                                                            Josselmo Batista Neres
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Crônica publicada no JORNAL DIÁRIO DO POVO DO PIAUÍ em 12/10/2016 na página 02 - Opinião (Jornal Impresso). 

Pode também ser conferido na íntegra na Edição Eletrônica no endereço abaixo: 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: