00:00:00

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Picos-PI, Capital do Mel comemora 122 anos neste dia 12 de dezembro de 2012

A cidade foi criada em 12 de dezembro de 1890 e teve através da atividade econômica que era a mais desenvolvida neste território, a pecuária (criação de gado).
 
Nesta quarta-feira(12) Picos fará 122 anos. A cidade foi criada em 12 de dezembro de 1890 e teve através da atividade econômica que era a mais desenvolvida neste território, a pecuária (criação de gado).
Surgiu da expansão da fazenda Curralinho e recebeu o nome de Picos, devido a se encontrar em uma região rodeada por morros.

Administrações

O primeiro prefeito de Picos foi Major Manoel Clementino de Sousa Martins, herói da Balaiada, que exerceu o cargo de Prefeito (intendente) por dois anos.
No ano de 1892 foi realizada a primeira eleição para prefeito, quando Helvídio Clementino de Sousa Martins (filho de Clementino de Sousa Martins), passou a ser o primeiro prefeito de Picos pelo voto direto.
Até o ano de 2012 a cidade já contou com 30 prefeitos, inclusive uma mulher que se chamava Maria Socorro Portela Martins e administrou a cidade durante o ano de 1948. A cidade está prestes a receber o seu 31º prefeito.

População

De acordo com o IBGE a população de Picos cresceu em 2012, são 515 moradores a mais que em 2011. Neste ano, habitam 75 mil 481 civis. De acordo com esta estimativa, o crescimento populacional em Picos no último ano foi de 0,69%.
O município tem a maior população urbana vivendo em encostas ou sobre morros do Piauí.

Localização

Está Localizada na região centro-sul do Piauí, num ponto estratégico, situado entre picos montanhosos e no cruzamento de várias rodovias. Cortada pelo trecho inicial da Transamazônica, Picos, principal entroncamento rodoviário do Nordeste, liga o Piauí ao Maranhão, Ceará, Pernambuco e Bahia.
A cidade é conhecida em todo o Piauí pelo termo "cidade modelo", por causa do grande desenvolvimento econômico, social e cultural que atingiu, principalmente na área do comércio. Sua região de influência atinge cerca de 50 municípios, inclusive em outros estados.

Economia

Picos apresenta a segunda maior economia do Estado. Sendo que a região fiscal de Picos arrecada mais que as regiões fiscais de Parnaíba, Floriano e Campo Maior juntas. Perdendo apenas para a região fiscal da Capital Teresina. Conhecido como a capital do mel, Picos ganha destaque ao transformar o Estado no maior produtor de mel do Brasil, superando São Paulo e o Rio Grande do Sul. Além de ser o primeiro colocado em exportação do produto.

Pontos turísticos

A Catedral de Nossa Senhora dos Remédios (segunda maravilha do Piauí); O museu Ozildo Albano; A feira livre (uma das maiores do Piauí e do Nordeste); Morro da Mariana (onde se tem uma vista panorâmica da cidade); igreija do Sagrado Coração de Jesus ( primeira igreja da cidade)

POR: Jesika Mayara / Portal O Povo

Nenhum comentário: