00:00:00

terça-feira, 12 de julho de 2016

Sobre o futuro


             Como bem disse o mestre Chico Xavier, “ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo. Mas qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim”. Se me fosse dado a oportunidades de voltar ao tempo, fazia algumas coisas diferentes. E olha que bem diferente mesmo. Começava pelo o amor que rasga o meu peito. Realizava alguns ajustes no que até então foi um fracasso. Mas será que foi mesmo de todo um naufrágio? Tenho dúvidas. Entretanto, uma coisa era certa, jamais deixava de ser eu mesmo, todavia, confesso que teria um pouco mais de parcimônia no trato das demandas que fere o coração.
           A vida é imprevisível. Cheia de altos e baixos. O horizonte que desbravamos diariamente é uma selva escura e cheia de abismos. O bom mesmo da vida é por que passamos por diversas provações, que acredito ser proposto com o intuito de nos fortalecer a cada vez mais. São obstáculos que devemos suplantar para dar sequência à vida.
Existem muitas discrepâncias nas formas de pensar e agir dos seres humanos. Ninguém é igual. Como os dedos, nenhum humano é igual um ao outro. Todos têm as suas peculiaridades. Isso é o bom da vida. Aprendemos uns com os outros com os acertos e os erros do outrora. E o futuro? Falar sobre o futuro é discursar sobre os mistérios que envolvem a vida, é no presente olhar para o passado e enxergar os desacertos cometidos ao longo do percurso, e ao fitar o amanhã ver em uma janela a saída para recomeçar o itinerário de forma diferente a já vivida. No entanto, será que a caminhada a qual pretende seguir vai ser mais correta que a que vinha sendo seguida? Ai já não sei, só tentando. O tempo é quem vai responder.
            Acredito que muitos de vocês, meus caros leitores, já leram ou ouviram o ditado que diz: “cuidado com o que você deseja, pois seus desejos podem se tornar realidade”. Isso recai ao ser que quer reviver a situação de uma maneira bem distinta a já presenciada. Agora pergunto a você, caro leitor. Quem garante que vai ter o mesmo prazer em fazer ressurgir na forma alterada? Nessa vida não devemos reclamar de nada, tudo aos olhos de Deus é bem feito. Tudo que acontece existe uma razão. O passado ou aplaudimos ou choramos. O presente é a construção. O futuro é uma incógnita. Pensando bem sobre o que falei no inicio desde escrito, acredito que percorreria tudo igualzinho do começo ao fim. Foi dessa forma que cheguei até a está etapa. Certo que poderia ocorrer um retoque aqui e outro ali, mais na essência, tudo seriam iguais. O que não foi de todo acertado valeu pelos conhecimentos e a experiência adquirida.
Os acontecimentos que encenaram a vida ontem, não foram os mesmos de hoje e, certamente não serão os do amanhã. O mundo gira. Quem está por cima hoje, amanhã já não tem a mesma certeza. Isso frisa bem o seguinte: temos que tratar sempre bem o próximo, amanhã poderá ser você quem precisará de ajuda.
O segredo é tratar bem a todos, pois os desagrados plantados aqui e ali podem retornar ao feitor com a cobrança dos devidos juros. Um dia sempre nasce depois do outro. Continuemos a caminhada. O futuro está bem mais a frente

                                                                                                #Josselmo Batista Neres

 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Crônica publicada no JORNAL DIÁRIO DO POVO DO PIAUÍ em 12/07/2016 na página 02 - Opinião (Jornal Impresso). 
Pode também ser conferido na íntegra na Edição Eletrônica no endereço abaixo: 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: