00:00:00

domingo, 23 de março de 2014

Anniversarius


            Neste domingo amanheci um tanto quanto eu, da pra imaginar? Sentei em frente à moderna maquina de escrever e deparei-me com um problema de ordem interna. A questão era como homenagear a alguém que vai completar mais um ano de vida usando as palavras? As letras começaram a fazer um redemoinho dentro de mim e como as palavras nascem no despertar da necessidade da alma, logo acordei pra vida e os pensamentos resolveram fluir. Para começo de conversa a etimologia da palavra aniversário vem do latim anniversarius, [anni + ano, vers = que retorna arius = data] que significa "o que volta todos os anos ou o que acontece todos os anos."
            O costume de comemorar o dia do nascimento de alguém teve início em Roma e hoje é celebrado em todo o mundo. A respeito de comemorar o aniversário, Tassilo Orpheu Spalding no Dicionário da Mitologia Latina afirma que “esta solenidade, que se renovava todos os anos, era festejada sob os auspícios do Gênio que se invocava como a divindade que presidia ao nascimento das pessoas. Costumavam erguer um altar sobre a relva e o cercavam com ervas e plantas sagradas. Junto desses altares as famílias ricas imolavam um cordeiro”.
             No Aurélio, aniversário quer dizer o “dia em que se faz ano que se deu certo acontecimento, ou em que se completa ano”. Reproduzindo as idéias de Tassilo Orpheu e dando-lhes uma redação pessoal em meio a outras palavras, o famoso bolo de aniversário, a que temos notícias nasceu na antiga Grécia, quando se homenageavam, no sexto dia de cada mês, à deusa Ártemis. A festa era realizada com um bolo cheio de velas que simbolizavam a claridade da Lua que se espalhava à noite sobre a Terra. O termo aniversário no significado da palavra veio para ilustrar, dar maior ênfase e levar o brio para a existência da pessoa homenageada.
            Um ano se vai e outro chega para dar inicio a renovação dos desejos. De nome árabe e tendo como significado ‘estrela da manhã’, aprofundo com sutileza a minha forma de expressão livre: o primeiro fôlego foi às seis horas ao romper o dia de uma quinta-feira do dia vinte de março, ao qual se completa mais um ciclo nessa quinta no andar do século XXI. Falando em quinta! Em consulta a enciclopédia livre, quinta-feira é considerada o quinto dia da semana, mas na ordenação do trabalho e lazer e pela normalização ISO, (Internacional Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização) é o quarto dia da semana, sendo na maioria dos calendários em todo o mundo. A palavra quinta-feira é originária do latim Quinta Feria que significa "quinta feira". Para a Igreja Católica, a “quinta-feira é o dia de devoção ao Santíssimo Sacramento, em memória à Última Ceia de Jesus Cristo” e o dia de São Martinho de Dume.
            Como esse dia inicia a Primavera, que o reflorescimento dos nossos corações nos acompanhe todos os dias que virão; os deuses iluminem os nossos caminhos; a estrela ao romper o dia brilhe em forma esplêndida, hoje e sempre. Viva a alma pura de sentimento cravada na faculdade do entendimento. Um feliz aniversário em palavras explícitas e ao mesmo tempo ocultas mais deixem levar que os sentimentos a enxerguem.    
           
(*) JOSSELMO BATISTA NERES é funcionário do Banco do Brasil.
E-mail: josselmo@hotmail.com

Crônica/Artigo publicado no Jornal Diário do Povo do Piauí – ANNIVERSARIUS – em 21/03/2014 na página 02 - Opinião (Jornal Impresso).

Pode também ser conferido na Edição Eletrônica endereço abaixo:

Nenhum comentário: