00:00:00

segunda-feira, 22 de abril de 2013

São Miguel do Fidalgo


(*)JOSSELMO BATISTA NERES

            No caminho do presente. O passado virou história. O futuro a esperança. São Miguel do Fidalgo foi criado pela Lei n° 4.811 de 27 de dezembro de 1995. A lei emancipou quatro municípios no Estado. Publicada no Diário Oficial do Estado do Piauí, n° 246, no dia 28 de dezembro de 1995, um dia após a criação. A lei entra em vigor na data da publicação. O povoado passa a cidade. A maquina administrativa e o exercício da atividade pública começam a funcionar. Um novo município nasce. É alimentada a sede de poder e a disputa política começa para o executivo e o legislativo. Viva a democracia! O município ganha com a mobilidade, as novas estruturas e seus efeitos econômicos e sociais. O primeiro gestor municipal recebe o território emancipado sem nenhum ônus.
            À luz do processo, São Miguel do Fidalgo, para se tornar uma cidade emancipada, passa por uma consulta plebiscitária. A consulta direta ao povo sobre a notória importância política ocorre em 03 de dezembro de 1995. O povo fidalguense aprova o plebiscito. A primeira eleição do município para a escolha do primeiro prefeito, vice-prefeito e vereadores, acontece em 03 de outubro de 1996. Acordado do sono profundo, São Miguel do Fidalgo foi desmembrado dos municípios de São José do Peixe e Paes Landim, sendo o povoado, com o mesmo nome, pertencente a São José do Peixe.
            Na construção do caminho ao progresso. A instalação da circunscrição administrativa acontece em 01 de janeiro de 1997. Os bens públicos municipais, situados no território desmembrado, passa a incorporar à propriedade do novo município. E mais: passa a integrar o quadro de pessoal do novo município, os servidores estáveis, residente na área emancipada, salvo os que optarão pela continuidade do vínculo funcional com o município de origem. A trilha da história segue o seu caminho.
            Situado no centro sul. No vale do Fidalgo. A 369 km da capital do Estado do Piauí. São Miguel do Fidalgo que em tempos idos chamou-se Banco de Areia, busca o progresso e o desenvolvimento. Busca na esperança a fonte que inspira o povo honesto e trabalhador. Busca na história, alma na própria história. Busca no alimento dos pensamentos frutíferos, a produtividade. Salve, salve. Em termos não conclusivos e registrando alguns dos dados que fazem a história desse território, busca-se no sonho a contribuição para o futuro. O município vive. A cidade nasceu à beira da Lagoa do Fidalgo. O progresso está em cada cidadão e em cada cidadã que habita o município. O progresso está nas mãos dos governantes. São Miguel do Fidalgo assegura o alicerce para edificar o presente e construir o porvir.

(*)JOSSELMO BATISTA NERES é funcionário do Banco do Brasil
E-mail: josselmo@hotmail.com 

Crônica publicada no Jornal Diário do Povo do Piauí - SÃO MIGUEL DO FIDALGO - 22/04/2013 na página 2 Opinião (Jornal Impresso).

Pode também ser conferida na Edição Eletrônica endereço abaixo:
http://www.diariodopovo-pi.com.br/Jornal/Default.aspx 

Nenhum comentário: