00:00:00

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Atributo do Entendimento

 
(*) JOSSELMO BATISTA NERES

            Situações constrangedoras e vergonhosas. Não admite-se um ser humano viver em tal conjuntura ao extremo. Situações nascida em circunstâncias adversas e consideradas como ponto de partida a discussões vazias e obsoletas. Palavras jogadas ao vento. O mal da alma. Pura falta do senso de humor. Pura falta do princípio espiritual. Pura falta de atributo em que um homem e/ou uma mulher julga a sua própria realidade, a consciência. 
            Entender e se fazer entender. Ouvir antes de falar. Falar depois de ouvir. Ouvir mais e falar menos. O Dicionário Aurélio diz que entendimento é “a faculdade de compreender, pensar ou conhecer. Juízo, opinião, combinação, ajuste”. Exclama o subconsciente. O entendimento esta no senso comum, preso na alma e cravado no sentimento, na sensibilidade e carregado de humildade. Atributos da “paixão do conhecer”. Raras a algumas pessoas. Felizmente ou infelizmente. O ensaísta, poeta, crítico literário e romancista brasileiro Rogel Samuel explica que o entendimento é “a mediação pelo qual nos compreendemos a nós mesmos”.    
            Projetando a mente “sob a iluminação perpetua” no mundo da existência, encontramos vida concreta nos atos reflexivos. O filósofo inglês Francis Bacon em uma das ideias sobre o entendimento de uma leitura explica que “não leia com o intuito de contradizer ou refutar, nem para acreditar ou concordar, tampouco para ter o que conversar, mas para refletir e avaliar.” No mesmo entendimento, ouvir, analisar, é agregar um novo conhecimento. É sábio o ser que ouvir antes de julgar. Que faz uso das faculdades mentais no circunlóquio. Tem alma na própria alma. Usa o coração para os pensamentos do bem ao bem.
            Quem se lança a migalhas vive na triste sina: Mentes impuras. Pensamentos infecciosos. Almas em tormentos. Crise de existência. Mar de martírio. Ver no bem o mal. Na paz a guerra. No amigo o inimigo. No entendimento a ignorância... Difícil é entender o entendimento em cada um. Uma coisa é pensar, agir e fazer no seu entendimento, que por vezes acha certo e correto, o outro é fazer-se entender quem não pensa, age e faz ao seu entendimento.
            Boas sementes, boas árvores, bons frutos. Grande é a mente de quem pensa o grande. O ser é maior, iluminado, feliz. Pensamentos brilhantes. Vida prospera e fértil. Na harmonia e sem alvoroço, a luz brilha na trilha do caminho. Com paciência e sem azáfama. A paz se apega a paz.

(*) JOSSELMO BATISTA NERES é funcionário do Banco do Brasil
E-mail: josselmo@hotmail.com          


Crônica - ATRIBUTO DO ENTENDIMENTO - publicada no Jornal Diário do Povo em 08/04/2013 na página 2 Opinião (Jornal Impresso). Pode também ser conferida na Edição Eletrônica endereço abaixo:
http://www.diariodopovo-pi.com.br/Jornal/Default.aspx

Nenhum comentário: