00:00:00

sábado, 27 de julho de 2013

A força da felicidade

(*)JOSSELMO BATISTA NERES


            Observando o decurso dos pensamentos de Augusto Cury, autor brasileiro com mais de 10 milhões de livros vendidos em cinquenta países, sigo o transcurso do som de suas palavras. “Que tamanho tem o universo? O universo tem o tamanho do seu mundo. Que tamanho tem o seu mundo? Tem o tamanho de seus sonhos.” Os sonhos refletem a felicidade.  O que é a felicidade? A felicidade é o resultado do sonho feliz. A felicidade nasce no caminho natural da força positiva dos pensamentos. As imagens construídas na mente, os atos seguidos a um objetivo comum, desejo, aspiração... São termos que involuntariamente constroem o conjunto de fenômenos psíquicos dos seres humanos. “Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que a vida vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise”. A felicidade é algo prazeroso, emocionante e sem limites. É entregar-se a devaneios. É transformar tristeza em alegria. Desilusão em oportunidade. “Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história”. É abrir o coração e abraçar a própria alma.  
            O compositor, arranjador e pianista Michel Legrand é autor da notável frase “não perguntes à felicidade, quem ela é, ou de onde veio. Apenas obra a porta para que entre e depois feche-a para que não saia.” Na ordem lógica e espontânea, a força da felicidade elege o bom êxito, o sucesso, a emoção seguida pela razão, como o resultado e o estado momentâneo do ser feliz. A felicidade busca os atributos necessários para a construção da esperança definida. Mas a felicidade é relativa e variável. O motivo de alegria para um, pode não ser necessariamente para o outro. A percepção da felicidade é um atributo puramente individual.
            A felicidade não tem regra, hora, ou custo. Está internalizada na nossa mente. Somos escravos das próprias escolhas. A determinação e o pensamento firme são as chaves da busca implacável. Basta ter objetivo e foco para vencer os obstáculos. Imagine caro leitor estar em um lago, piscina ou qualquer outro meio do tipo, e se deparar com alguém que pega a sua cabeça e queira o sufocar empurrando-a na água com a intenção de te afogar. A nossa primeira reação é lutar com todas as forças procurando a superfície na buscar de encontrar o ar para respirar. Sabemos que sem o ar para respirar é impossível a sobrevivência. Essa parábola explica que, quando lutamos com todas as forças e com determinação, fica muito mais fácil conseguir os objetivos.
            A persistência torna o caminho com mais atalhos. “Ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para esculpir a serenidade. Usar a dor para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência”. Os obstáculos encontrados nos transcursos deverão ser encarados como aprendizado, que, valerá como experiência para uma vida inteira. Busque o que te faça feliz.


(*)JOSSELMO BATISTA NERES é funcionário do Banco do Brasil
E-mail: josselmo@hotmail.com

Crônica publicada no Jornal Diário do Povo do Piauí – A FORÇA DA FELICIDADE - 27/07/2013 na página 2 Opinião (Jornal Impresso).

Pode também ser conferida na Edição Eletrônica endereço abaixo:
http://www.diariodopovo-pi.com.br/Jornal/Default.aspx

Nenhum comentário: