00:00:00

domingo, 15 de janeiro de 2012

Expresso Solidário em São Miguel do Fidalgo-PI

fonte: web
O Expresso Solidário estará em São Miguel do Fidalgo de 18 a 22/01/2012.  A programação consiste em atendimentos gratuitos à população como aferição de pressão arterial e testes de glicemia, orientação jurídica, atividades sociais, minicursos, palestras, oficinas, ruas de lazer, torneios esportivos e shows musicais.

Na primeira edição do projeto, entre janeiro e fevereiro de 2011, a Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros) cumpriu o roteiro da conexão Minas-Piauí, em parceria com a Universidade do Vale do São Francisco (PE). Na oportunidade, foram beneficiadas as populações dos municípios de São Miguel do Fidalgo, São Francisco do Piauí e São Raimundo Nonato com 7.128 atendimentos.

As experiências voluntárias dos acadêmicos da Unimontes serão estendidas a três estados da região Nordeste do Brasil, com a segunda edição do “Expresso Solidário”. Além do Piauí, que teve dois municípios atendidos no lançamento do projeto, em 2011, a iniciativa da Unimontes beneficiará também comunidades do Ceará e do Maranhão. Os trabalhos acontecerão entre os dias 15 e 31 de janeiro, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC – Campus Cariri) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Outra novidade fica por conta da inclusão do “Expresso Solidário” nas comemorações oficiais pelos 50 anos da Unimontes. Os trabalhos são organizados pela Liga Extensionista Universitária (Lexu), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes, com o apoio do Conselho Regional de Odontologia (CRO-MG).

“O principal objetivo do Expresso Solidário é levar as experiências da área da extensão às regiões que não são contempladas pelos projetos da Unimontes, além de conhecer a realidade vivida em outros lugares do Brasil sob riscos sociais e econômicos”, explica a pró-reitora de Extensão, Marina Ribeiro Queiroz. Coordenador de Apoio ao Estudante, o professor Gilson José Fróes reforça a opinião ao evidenciar que as experiências de fora do território mineiro contribuem com a produção de trabalhos científicos desses acadêmicos.

Segundo ele, além de três egressos dos cursos de Pedagogia e Educação Física que já atuam como professores, a segunda edição do Expresso Solidário reunirá 40 acadêmicos dos cursos de Odontologia, Medicina, Enfermagem, Educação Física, Pedagogia (Janaúba e Brasília de Minas), Letras/Português, Letras/Inglês e Letras/Espanhol, Artes Música, Artes Visuais, Direito, Serviço Social, História, Geografia, Sistemas de Informação, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Matemática e Ciências Biológicas.

Fonte: portal.unimontes.br acessado em 15.01.12

Nenhum comentário: